A vacinação contra a gripe, dentre os 20 municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, atinge 64% das pessoas integrantes dos grupos inseridos na campanha nacional pelo SUS. Isso significa que já foram imunizadas mais de 51 mil e 600 pessoas. Falta vacinar em torno de 29 mil pessoas.

De forma individual, o grupo com maior índice vacinal é o que contempla os trabalhadores na área da saúde, com 74%. Já o público acima de 60 anos está com imunização de 71%. Por outro lado, um dos menores percentuais de vacinação contra a gripe na Coordenadoria de Saúde de Ijuí está entre as pessoas com doenças crônicas, o que totaliza 45%.

Os grupos de crianças e gestantes registram imunização entre 55 e 60%. Especificamente em Ijuí, a vacinação contra a gripe atinge cobertura de pouco mais de 63,5%. A campanha segue até o dia 31 deste mês. Os medicamentos estão disponíveis em ambulatórios com salas de vacina.

A Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí chama atenção para o fato que neste ano o Rio Grande do Sul já registra 24 casos e gripe A ou por demais vírus combatidos, justamente, pela vacina. No ano passado, nesta mesma época, eram sete registros. Na macrorregião de saúde de Ijuí, em 2019, ainda não há casos de gripa A ou assemelhados. No Brasil, neste ano, 120 pessoas já morreram em razão da influenza.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí