Após um período de idas e vindas e de muita espera, o município de Ijuí através da Secretaria da Saúde anunciou nesta quarta-feira (29), que vai abrir para o atendimento a população a UPA 24 horas. O prédio está localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao Ginásio de Esportes. Até este momento, o Poder Público de Ijuí tentava apenas a troca de prédio. Porém, o processo está muito lento, a intenção era levar o atendimento realizado hoje na 19 de Outubro, para o novo local.

Devido a lentidão do processo, segundo o secretário municipal de saúde Josias Pinheiro, o município decidiu trabalhar na forma de Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, como preconiza o Ministério da Saúde. Conforme o secretário, o ato inaugural vai acontecer na primeira quinzena de Julho. Este novo modelo terá um melhor espaço para prestação de todos os atendimentos de urgência e emergência que hoje são encaminhados pelo SAMU e Bombeiros ao Hospital de Caridade de Ijuí.

Josias Pinheiro vai apresentar a proposta nesta quinta-feira (29), durante reunião do Conselho Municipal de Saúde. Nesta quarta-feira (29) a apresentação foi feita na regional e no dia 18 de junho o mesmo será realizado em nível de Estado. Os trâmites, segundo Josias, são necessários para regular a utilização do prédio e poder oferecer o serviço.

Referente aos investimentos, a estimativa é que o município mantenha a UPA com recursos próprios, neste primeiro momento na ordem de 600 mil reais mensais. Exames necessários como raio-X serão terceirizados, porém, essa situação poderá ser reavaliada durante as primeiras semanas de funcionamento. O secretário Josias Pinheiro também confirmou o fechamento dos atendimentos do plantão do popular ?susão? da rua 19 de Outubro. Toda a equipe de enfermagem, médicos e recepção, serão deslocadas ao novo local na Avenida Getúlio Vargas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí