O Dia Mundial da Pizza é comemorado desde 1985,instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho depois da realização de um concurso em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração. 

A iguaria que teve origem no Egito citados por historiadores como os primeiros a a misturar farinha com água.  Especialistas em  gastronomia afirmam que o “embrião” da pizza tem  data de aproximadamente 3000 antes de Cristo, quando um disco de massa bem fininho, denominado “Pão de Abrahão” e bem parecido ao pão sírio, era consumido por hebreus e egípcios. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.A verdade é queo prato que o prato gastronomico chegou em  Etrúria, na Itália e fez muito sucesso e se popularizou mundo a fora depois que os italianos incerementaram a receita com tomate, que antes era feito somente com ervas regionais e o azeite de oliva, comuns no cotidiano da região do egito.

Inicialmente a pizza não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.  Ela foi evoluindo aos poucos, até que, no século XIX, ela se tornou o que ela é hoje. Mais precisamente, isso aconteceu em 1889, quando Raffaele Esposito (por vezes aportuguesado como Espósito) criou algumas das mais famosas pizzas dos tempos modernos. O pai da pizza, como ele é chamado, trabalhava na corte real italiana, tendo servido ao Rei Umberto I e a sua mulher, Rainha Margarida (Margherita em italiano). Foi homenageando a essa última que surgiu a pizza “margherita”, feita com tomate, mussarela e manjericão como manda a receita original.

Inumeras receitas foram surgindo com o passar dos anos, deixando a população cada vez mais apaixonada pelo prato.  Como uma forma de comemorar esta data tão amada, a Rádio Mundial FM em parceria com a Pizzaria Sabor da Serra está promovendo o dia todo durante a programação da rádio, sorteios de pizzas para empresas que eviarem mensagens no WhatsApp (55) 99143-1199 pedindo para participar. E  para aqueles que forem comer pizza hoje na Sabor da Serra, também participam de um sorteio em que o prêmio sqerá um ano de pizza grátis. Aproveite!