Foi lançada oficialmente na manhã de hoje, 06, na Praça da República as programações da 27ª Feira do Livro de Ijuí e a 30º Feira do Livro Infantil do Sesc, que neste ano tem como tema “Os heróis do dia a dia”. Autoridades, alunos, professores e comunidade em geral fizeram presença na cerimônia de abertura que iniciou com a Banda Municipal Carlos Gomes e pronunciamentos do patrono da Feira, Juarez Folletto, do presidente do Sindilojas, Bruno Hass, e do prefeito, Valdir Heck.

Em seu discurso, Folletto, trouxe a história da origem da confecção dos livros, destacou que na idade médio o acesso dos livros ao público era elitizado, demorando-se muitos anos para que a educação e leitura fossem democratizadas, e por isso a necessidade de a população valorizar a literatura.  O Patrono também explanou sobre o tema da feira deste ano, referindo-se aos heróis do dia a dia, aos professores, motoristas, autoridades e pessoas que contribuem para o crescimento e evolução social.

Já Bruno Hass, que esteve representando o presidente do Sesc, Ronaldo Soares, destacou que Feira do Livro tem como principal objetivo a formação de leitores, “A vasta programação cultural desenvolvida pelo Sesc, mostra que a instituição vem cumprindo o seu propósito de cuidar, proporcionar e fazer as pessoas felizes para que tenham crescimento dentro de suas ocupações nas empresas”, disse.

O prefeito Valdir Heck, trouxe em seu discurso a valorização do convívio familiar, valores pregados nas igrejas e a participação da comunidade escolar no convívio educacional, “Menos , mais família e mais escola. Declaro oficialmente aberta a Feira do Livro”.

A Feira do Livro de Ijuí e a Feira do Livro Infantil do Sesc segue até o domingo, 10, com diversas atividades nos turnos da manhã, tarde e noite com apresentações artísticas, oficinas, mostra pedagógica, contação de histórias e comercialização de livros.