A Agência Nacional de Energia Elétrica realizou na tarde desta quarta-feira, 12, a cerimônia de divulgação do Prêmio ANEEL de Qualidade 2019, que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas pelos consumidores. A Ceriluz alcançou a segunda posição na categoria “Permissionárias Acima de 10 Mil Unidades Consumidoras”, ficando atrás da cooperativa Coopercocal, de Cocal do Sul/SC. A cooperativa de Ijuí também foi finalista no Prêmio Brasil Permissionárias, disputando com as campeãs Coopercocal e Coopermila/SC, que venceu na categoria “Permissionárias até 10 mil Unidades consumidoras”.


“Esperávamos repetir a posição do prêmio do ano passado, quando fomos a Melhor Distribuidora de Energia do Brasil, o que não foi possível. Mas temos muito que comemorar, afinal, conseguimos superar a nota da pesquisa de 2018”, afirma o presidente Iloir de Pauli, que esteve em Brasília participando da cerimônia. A Ceriluz alcançou uma média de satisfação geral de 89,26%, superando o resultado que a colocou como a melhor distribuidora, de 85,93%. “Isso demonstra que o trabalho das cooperativas vem melhorando a cada dia e nos coloca o desafio de qualificar ainda mais a nossa atuação junto aos associados”, avalia o presidente. O índice de satisfação da permissionária campeã foi de 90,47%.


O prêmio é a mais importante distinção dada às distribuidoras de energia do Brasil. Estiveram presentes no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, do TCU, em Brasília, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema - ONS, Luiz Eduardo Barata, a vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, Solange David, além dos diretores da Aneel, liderados pelo diretor geral, André Pepitone da Nóbrega.


O índice foi aferido por meio de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 22/7 a 13/11/2019, que entrevistou 27.308 consumidores, de 596 munícipios atendidos pelas 91 distribuidoras de energia elétrica. Na área de abrangência da Ceriluz, foram entrevistados 137 associados dos municípios de Ijuí, Augusto Pestana, Coronel Barros, Ajuricaba, Chiapetta, Santo Augusto, Boa Vista do Cadeado e Jóia. Realizado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC reflete a opinião dos consumidores sobre as distribuidoras e tem como objetivo estimular a melhoria contínua dos serviços.