Como maneira de tentar evitar o aumento de casos do novo coronavírus e óbitos, o município de Ijuí vai ter novas regras a partir de amanhã. O decreto vai ser publicado hoje, 01, e estabelecerá o recolhimento programado, também conhecido por toque de recolher, das 21 horas até a madrugada seguinte

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o prefeito, Valdir Heck, disse que o comércio vai ter turno único, do meio-dia às 18 horas. Os supermercados, por sua vez, poderão permanecer abertos até às 19 horas.

Os postos de combustíveis já cumprem horário diferenciado em Ijuí. Restaurantes, lancherias, bares e similares não poderão exceder o toque de recolher, ou seja, com funcionamento no máximo até às 21 horas.

As indústrias, por sua vez, permanecem com o regramento já existente, no entanto, com medição de temperatura dos funcionários, uso de máscaras, distanciamento, dentre outras situações que também valem para demais empreendimentos. A prefeitura de Ijuí também vai ter turno único, a partir de amanhã, do meio-dia às 18 horas.

Esse novo decreto vai valer até o próximo dia 13, com reavaliação para saber se no dia 14 deste mês seguirão as medidas ou poderá ocorrer a volta dos horários do comércio e outros segmentos pela manhã.

Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, o prefeito, Valdir Heck, pediu que os supermercados fechem aos domingos, mesmo que isso não conste no decreto. Valdir Heck enfatizou que essas novas medidas contra a Covid-19 é para tentar evitar que o município e a região 13, definida pelo governo estadual no distanciamento controlado, ingressem na bandeira vermelha, que aí sim, por exemplo, vai significar o fechamento total do comércio.

?Queremos fazer uma cirurgia preventiva?, observou o chefe do Executivo ijuiense, numa alusão a medidas que muitas vezes são adotadas por médicos em relação a pacientes, cujas ações visam evitar males maiores.

No que se refere ao toque de recolher, das 21 horas até a madrugada seguinte, somente poderão circular nas vias públicas pessoas que trabalham ou que precisem de alguma urgência, por exemplo, serviços de saúde.

Valdir Heck ainda solicitou que as pessoas evitem de viajar nesse momento da pandemia de Covid-19 e que também não recebam visitas de outros municípios.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/ Repórter: Jonas Vieira