Após os municípios da região de Ijuí ingressarem na classificação vermelha do distanciamento controlado, os prefeitos das cidades que integram a Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) mudaram de ideia, e agora vão discutir a criação de um comitê científico para participar da gestão do sistema de bandeiras adotado pelo governo do Estado.

Conforme o presidente da Amuplam, Eduardo Buzatti, está pré-agendada uma reunião para a próxima quinta-feira a fim de discutir a formalização do comitê. Na semana passada, Buzatti havia afirmado que a Amuplam, majoritariamente composta por pequenos municípios, não possuía condições técnicas de analisar o volume de dados exigidos pelo governo do Estado para a participação na gestão do sistema de bandeiras.

Com o ingresso na bandeira vermelha, os municípios já enxergam a necessidade rediscutir a questão. A formalização do comitê, a exemplo do que acontece na região Celeiro, permite a adoção de protocolos sanitários menos rígidos em caso de classificação vermelha no sistema de bandeiras, evitando o fechamento total ou parcial de empresas.

Fonte: Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/ Ricardo Bolson