O Festival Nativista Canto de Luz que está em sua 9ª edição, terá início nesta quinta-feira, 19 de novembro, às 20 horas, na Sogi. Este ano, devido a pandemia, será 100% transmitido pelo canal do evento no YouTube, sem a presença de público no local do evento. 

Dividido em três dias de competições, o Festival apresenta composições voltadas à valorização do nativismo, além de shows com grandes nomes do cancioneiro. Serão duas categorias de participação: geral e local, sendo que a categoria geral trará dez composições na quinta-feira e outras dez na sexta-feira (20 de novembro), enquanto a fase local terá cinco apresentações por noite. No sábado (21 de novembro), acontecerá a disputa final entre as composições mais votadas nos dois primeiros dias. 

Lamparina - A 5ª Lamparina da Canção Gaúcha segue fazendo parte das atrações, nesta edição. Ela acontecerá no dia 21 de novembro e trará ao palco a nova geração da música, incentivando crianças e adolescentes a manterem viva a chama da tradição do Rio Grande do Sul.

Shows - Na primeira noite, quem sobe ao palco é o Grupo Mas Bah. Com uma identidade musical única e formado por jovens músicos, o Mas Bah está há 10 anos na estrada impressionando com sua qualidade vocal e belos arranjos, que transmitem a essência do Grupo.

Na segunda noite, é Raul Quiroga quem apresenta os sucessos de uma carreira de 40 anos. O cantor latino-americano, natural de Montevidéu, possui 10 CDs gravados e coleciona mais de 500 prêmios.

Para encerrar com chave de ouro a 9ª edição do Festival Nativista Canto de Luz e a 5ª Lamparina da Canção Gaúcha, Wilson Paim fará sua apresentação na última noite de evento. O intérprete mescla em seus trabalhos canções com temas diversos, envolvendo meio ambiente, infância, religião, entre outros assuntos.

Como assistir - O link de acesso está disponível nas redes sociais do Canto, basta procurar por: Festival Canto de Luz no Facebook, Instagram e Youtube. Lembrando ainda, que o público poderá participar também na função de júri do evento, votando em suas composições favoritas no site oficial (https://www.cantodeluz.com.br/). O evento também terá transmissão ao vivo na programação da Rádio Mundial FM.

Esta edição do Festival é promovida pela Prefeitura de Ijuí e Impacto Desenvolvimento Cultural, com apoio da Associação Cutlural Canto de Luz; patrocínio de Ceriluz; financiamento do Pró-Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e realização Governo Federal - Pátria Amada Brasil.