A Estação Cidadania e Cultura do Parque da Pedreira de Ijuí foi inaugurada oficialmente no último sábado (28). O evento contou com a presença do ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni e demais autoridades locais e regionais.
O local, que conta com uma área de mais de 3.000 metros, vai beneficiar cerca de 1700 moradores dos bairros Pindorama e Thomé de Souza, através de espaços que contam com equipamentos de ginástica, pista de skate, playground, quadra poliesportiva coberta e pista de caminhada.

Além disso, o local possui dois prédios multiúso de um pavimento que abrigará um Centro de Referência em Assistência Social, salas, bibliotecas com telecentro e cineteatro/auditório. Além disso, a comunidade contará com dois parques para esporte e lazer.

No entanto, a coordenadora geral do parque, Simoni Friederich, lembra que apesar da inauguração, o local ainda não está autorizado para uso devido a pandemia. “Todas as atividades exigem aglomeração de pessoas, seja na parte de teatro, biblioteca ou telecentro. Infelizmente não sabemos quando poderemos de fato fazer uso dos espaços, já que viemos numa sequência de várias semanas com bandeira vermelha no sistema de distanciamento controlado” ressalta Simoni.

Segundo a gestora, se houver alguma flexibilização nas próximas semanas, estuda-se a possibilidade de organizar pequenos grupos para o uso dos locais, porém isso é algo ainda indefinido.

Na Estação Cidadania e Cultura, onde está a biblioteca, falta apenas a chegada dos livros adquiridos recentemente, o que deve ocorrer nos próximos dias. Segundo Simoni, os didáticos que já estão no local são oriundos de doações da comunidade.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/ Sabrina Bertollo