A região de Ijuí vai seguir na bandeira vermelha do distanciamento controlado. Isso porque, não houve recurso à decisão prévia do governo estadual, da última sexta-feira, que manteve a região na classificação de alto risco da Covid. Hoje, fim da tarde, o Estado vai divulgar as bandeiras definitivas que irão vigorar da zero hora desta terça-feira até segunda-feira que vem, após a análise de recursos.

No total, o governo gaúcho recebeu quatro pedidos de reconsideração de bandeiras, por parte de regiões ou municípios. As regiões de Santo Ângelo, Santa Rosa e Palmeira das Missões também foram pré indicadas para seguir em bandeira vermelha. Já a região de Cruz Alta, que está em classificação laranja, de risco médio, assim vai continuar.

Na região de Ijuí, mesmo com a permanência em bandeira vermelha, os dados referentes à semana passada apontam redução de 38% em hospitalizações por Covid e diminuição de 27% nos óbitos; foram oito mortes em decorrência do coronavírus. No caso do indicador de ativos sobre recuperados, a região registrou 463 ativos e 2.054 recuperados. Com isso, a razão entre as duas variáveis ficou em 0,23, uma melhora em comparação a mensuração anterior.

Os municípios de Coronel Barros, Humaitá, Inhacorá, Jóia e São Valério do Sul, mesmo em bandeira vermelha, visto que pertencem à região de Ijuí, podem adotar regras mais brandas, quase numa realidade de classificação laranja, pois não tiveram internações e nem óbitos pro Covid nas últimas duas semanas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/ Jonas Vieira