O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, promoveu nesta manhã (06) uma coletiva de imprensa para tratar sobre a possível flexibilização das regras relativas à Covid-19. A atual administração busca, através do sistema de cogestão, adotar regras da bandeira laranja e assim flexibilizar as normas em algumas áreas, como no esporte, igrejas e casas noturnas, por exemplo.

No entanto, o atual sistema de cogestão que está em vigor através da Amuplan, segundo Cossetin, está desatualizado, já que foi publicado em Agosto, com regras vigentes relativas à bandeira vermelha.

Somente após atualização é que o município poderá flexibilizar as medidas em Ijuí. Segundo Andrei, a administração busca uma reunião junto ao prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, responsável pelo sistema de cogestão na região de abrangência da Amuplan, pra saber se é possível editar o atual sistema.

Questionado sobre o possível aumento de casos com uma provável flexibilização, o prefeito Andrei Cossetin disse que acredita na colaboração da comunidade, e que o município de Ijuí possui uma equipe qualificada de profissionais na área da saúde para trabalhar no combate à doença.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/ Sabrina Bertollo