Desde o ano passado, após o início da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação do Estado do RS orienta os municípios sobre ações de monitoramento e controle a serem colocadas em prática nas instituições de ensino. A partir do novo sistema de monitoramento da pandemia divulgado recentemente pelo governo do estado, e com a retomada das aulas presenciais, foram determinadas novas regras a serem aplicadas tanto em professores quanto em alunos, quando estes apresentarem sintoma gripal ou testarem positivo para a Covid-19. Aos alunos, os protocolos foram divididos por faixas etárias. Aos professores, as normativas mudam de acordo com a quantidade de turmas atendidas.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde do município, Ortiz Júnior após o início das atividades presenciais em Ijuí, alguns professores já testaram positivo para a Covid, mas, segundo o coordenador, foram poucas situações e todas elas já estão controladas.
No que se refere ao estado, ontem, um levantamento divulgado pelo CPERS/Sindicato apontou que ao menos 105 casos de Covid-19 foram registrados em escolas da rede estadual do RS desde a retomada das atividades presenciais, no dia 3 de maio. No entanto, apenas 15 (35%) das escolas com casos positivos suspenderam as aulas após o diagnóstico.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/ Sabrina Bertollo