Iniciou na manhã desta segunda-feira, 31, a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de educação, que recebem doses remanescentes dos outros grupos prioritários. Em Ijuí, os professores da educação infantil são os primeiros do grupo a receber a vacina. Neste primeiro dia, a imunização foi dividida em dois momentos: na parte da manhã, as doses estão sendo disponibilizadas apenas no Posto de Saúde Central e à tarde, a vacinação ocorre também nas Unidades Básicas de Saúde.

Em entrevista à RPI, a enfermeira coordenadora das imunizações, Moisiane Pinheiro Bracht, explicou que os profissionais receberam orientação através das mídias digitais e, na manhã de hoje, foi feito um comunicado à secretaria de educação, para que pudesse orientar os funcionários. ?É importante que cada professor procure a UBS da sua área de referência, já que as unidades possuem o histórico de todos os moradores?.

A enfermeira explicou ainda que o cronograma deve seguir durante a semana. Nesta terça-feira, serão vacinados os profissionais que lecionam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; na quarta-feira, recebem a dose os professores do 6º ao 9º ano e na sexta-feira, após pausa do feriado de Corpus Christi, é a vez dos professores do ensino médio receberem a imunização.

As vacinas utilizadas para imunizar os professores são remanescentes de outros grupos prioritários, por isso é difícil quantificar as doses e o total de profissionais imunizados, explica a enfermeira.

Fonte: Rádio Progresso de Iju / Janaina Melo