Foto: Stefani Grutka


No último sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o curso de Ciências Biológicas e o Programa de Educação Tutorial – PET Biologia da Unijuí realizaram um mutirão de limpeza para o recolhimento de resíduos sólidos junto à Trilha da Vó Preta, marcando a inauguração do espaço. A atividade fez parte do lançamento oficial de dois projetos: “Resgate histórico e ambiental da Trilha da Vó Preta” e “Trilhas do Campus – Trilha da Vó Preta: a educação socioambiental na conexão entre a natureza, a história e a cultura”.

“Estes dois projetos têm como objetivo instituir oficialmente a Trilha da Vó Preta junto à área de proteção permanente do Arroio Espinho, no Campus da Unijuí, qualificando-a para torná-la um espaço ecopedagógico de educação ambiental, que possibilite a construção de saberes e de conhecimentos que colaborem para a melhoria da qualidade do ambiente urbano, contribuindo, assim, para uma gestão ambiental democrática das águas no Município de Ijuí”, explicou a professora do curso de Ciências Biológicas, Francesca Ferreira.

Os dois projetos, conforme destaca a docente, foram aprovados e financiados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente – Edital nº 01/2019, e pelo Edital Concurso Cultural Nº 04/2020 – Culturas Diversificadas da SMCET/ Ijuí – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

“A ideia de realizar a inauguração foi mostrar às pessoas que este é um espaço qualificado para ser visitado e preservado em Ijuí”, completou Francesca, lembrando que todas as atividades objetivam o conhecimento sobre o trajeto das águas, bem como a conscientização e sensibilização para preservação e recuperação dos recursos hídricos, com foco em ações locais e na promoção da saúde pública e do bem viver. As atividades estão conectadas às ações propostas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).