A Secretaria de Educação entrega nesta segunda-feira, 22, as avaliações diagnósticas que serão aplicadas aos alunos da rede municipal de ensino amanhã (23). Cerca de 3200 alunos da rede pública municipal vão realizar a prova que visa verificar impactos da pandemia na aprendizagem.  A atividade foi organizada pela Secretaria de Educação de Ijuí em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

A prova será desenvolvida pelos alunos do segundo ano do ensino fundamental até o nono ano, em dois componentes curriculares, ou seja, matemática e língua portuguesa. Segundo o secretário de Educação de Ijuí, Claudio de Souza, o resultado da referida avaliação vai ser de extrema importância para que os professores entendam os impactos causados na aprendizagem durante o período de aulas remotas, para a partir daí, elaborar ações para preencher essas lacunas. Uma das possibilidades que a pasta já analisa é ampliar a carga horária em 2022 através da implantação de um turno inverso.

Além dos alunos, diretores e professores também vão responder um questionário que visa levantar informações sobre a atual realidade de cada escola após o retorno presencial, bem como as dificuldades enfrentadas pelos educadores.

A avaliação diagnóstica é aplicada conforme resolução 06/2021 do Conselho Nacional de Educação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/ Jornalista: Sabrina Bertollo