Depois das festividades de Natal e final de ano, a procura por atendimento no Centro de Triagem de Ijuí aumentou quase 50%. Segundo o secretário de Saúde do município, Marcio Strassburger, até o final do mês de dezembro eram atendidas cerca de 40 pessoas por dia. No entanto, nos primeiros dias de 2022, esse numero subiu para aproximadamente 90 atendimentos diários.

Além disso a taxa de positividade também dobrou: em dezembro cerca de 7% de todos os testes resultavam positivo, hoje, segundo Strassburger, o numero subiu para 15%. Diante do atual cenário, a SecretaSria de Saúde está reforçando as equipes para atuar no Centro de Triagem, e segundo o secretário, estão observando atentamento como serão os próximos dias em relação aos atendimentos na UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, pois segundo ele, em principio as pessoas positivadas vem apresentando sintomas leves e o aumento dos casos ainda não está refletindo nas internações em Ijuí.

Marcio Strassburger mencionou ainda que o município possui atualmente 32 casos ativos da Gripe A, além dos dois casos de flurona, ou seja, infecção simultânea de Covid e influenza.O novo cenário, segundo o secretário, reforça ainda mais a necessidade de mantermos os cuidados básicos em relação ao uso de máscaras, álcool em gel e aglomerações.

 Strassburger também mencionou a importância da responsabilidade sanitária individual, ou seja, logo ao apresentar os primeiros sintomas, é necessário realizar o teste para evitar a contaminação de outras pessoas. “Não Podemos ser irresponsáveis a ponto de sair de casa se estrivermos apresentando qualquer sintoma”, finaliza

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / Sabrina Bertollo