Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O Ministério da Educação decidiu reabrir as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por mais 24 horas nesta terça-feira (15). O calendário original previa encerramento na sexta-feira (11), mas o ministério prolongou o prazo, após muitos candidatos sofrerem com instabilidades no site do programa. O site vai encerrar as inscrições às 23h59 desta terça-feira. 

É necessário que o estudante tenha login no Portal Único. O candidato deve ter em mãos documentos que contenham as informações do CPF, comprovante de residência e comprovante de rendimento. O estudante insere digitalmente as informações, depois seleciona  a instituição e o curso para o qual deseja o financiamento. É possível colocar até três opções.  O resultado está previsto para ser divulgado no dia 18 de março. Quem for selecionado deve procurar a  Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição que ofereceu a vaga para apresentar os documentos que comprovam as informações prestadas na inscrição. 

Para fazer o cadastro, o candidato tem de ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, ter tirado nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.  O estudante não pode estar matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação à distância.

Tradicionalmente, são elegíveis para o Fies pessoas com renda familiar entre 3 e 5 salários mínimos. Mas neste ano a novidade é para quem tem renda per capita inferior a 3 salários mínimos, o FIES lançou neste ano um contrato com taxa zero de juros. 

Pelo Fies, o estudante tem parte ou integralmente sua mensalidade paga para a faculdade pela instituição bancária. Depois de concluído o curso, o estudante tem um prazo para começar a pagar o empréstimo. 

Calendário


Dia 15 de março - reabertura da inscrição;
Dia 18 de março - resultado da chamada única e divulgação de lista de espera (os candidatos automaticamente entram nesta lista);
De 21 a 23 de março - prazo para completar as inscrições dos pré-selecionados na chamada regular;
De 24 de março a 4 de maio - convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera para as vagas remanescentes.




Fonte: Brasil 61