O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) participou de reunião com representantes da 10ª e 17ª coordenadorias regionais de Saúde (CRS), envolvidas na ampliação do atendimento em Cardiologia, realizado pela Instituição, que passou a ser referência no serviço para a região de Uruguaiana. O encontro, no Hospital, foi conduzido pelo diretor administrativo, Marcelo Padoin Canazaro e teve o objetivo de alinhar fluxos de encaminhamentos de pacientes cardiovasculares eletivos e de urgência e emergência.

“Esta reunião foi importante para ajustarmos todos os detalhes e garantirmos a segurança na realização do processo evitando futuros transtornos”, resume a coordenadora do Instituto do Coração (Incor), Luciane Heuser.

A ampliação dos atendimentos atende a um pedido da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, ao presidente do HCI, Douglas Uggeri. “Nós, desde o dia que nos sentamos aqui, em 2019, lutamos pela Cardiologia da região de Uruguaiana, e o fato de ter concretizado isso, nós é que temos que agradecer ao Hospital em nome da população atendida. Até me emociono, porque não é fácil fazer gestão, imagine para quem está diretamente na ponta, mas quando se consegue fazer entregas isso nos dá uma alegria imensa, é dizer que vale a pena, então, quem tem que agradecer ao Hospital de Caridade de Ijuí somos nós”, afirmou a gestora estadual, durante encontro realizado em fevereiro.

Agora, o HCI passa a ser referência na Cardiologia a uma população de dois milhões de pessoas, um incremento de 500 mil pessoas de 11 municípios da 10ª CRS. “Referência para cateterismo cardíacos, angioplastias coronarianas, cirurgias cardíacas, marcapassos, estudos eletrofisiológicos, cirurgia vascular”, enumera o médico hemodinamicista, Leonardo Zanatta.

Também participaram da reunião, a coordenadora da 17ª CRS, Janaína da Silva e o gerente de Enfermagem do HCI, Diogo Cigana.