Você já fez uma doação de sangue? “Doar sangue é um ato de solidariedade. Junte-se a esta causa e salve vidas” é o slogan do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado ontem, dentro da campanha Junho Vermelho. A data foi instituída pela Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, destinada a agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas, contribuindo também com os cuidados de pacientes que passam por tratamentos e intervenções médicas de grande porte, como transfusões e procedimentos oncológicos.

Para marcar a data, o Núcleo de Hemoterapia do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), juntamente com a direção da Escola de Educação Infantil da Instituição de Saúde, preparou um mimo, que foi entregue aos doadores voluntários. Além de um cartão de agradecimento, feito pelos alunos do educandário, com muito capricho e afeto, também foram entregues trufas no formato de uma gota de sangue, lembrando o logotipo do Núcleo, produzidas pela assistente social do HCI, Paula Kuenzel, com ajuda da mãe, Inete Kuenzel.

“Esta data foi criada com o objetivo de aumentar a conscientização mundial sobre a necessidade de dispor de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões, também para destacar a contribuição essencial que os doadores de sangue voluntários e não remunerados fazem aos sistemas nacionais de Saúde e, apoiar os serviços nacionais de transfusão de sangue por meio do reforço de campanhas nacionais e locais”, explica a responsável técnica pelo Núcleo de Hemoterapia do HCI, médica hematologista Cheila Eickhoff.

Adotar este ato solidário ajuda a manter os estoques abastecidos para continuar salvando vidas e gerando sorrisos. “Um simples gesto de amor pode fazer a diferença na vida de alguém que precisa. Para facilitar este processo, simples e rápido, realizamos agendamento das doações e o contato pode ser feito pelo telefone 3331 9373 ou pelo whatsapp 9 8176 3993”, acrescenta Paula.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 quilos, estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial original com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar termo de consentimento assinado pelo responsável legal.