Na terça-feira, dia 9 de agosto, a União das Etnias de Ijuí UETI, entidade promotora da EXPOFEST IJUÍ 2022, lançou oficialmente o evento que acontecerá de 6 a 16 de outubro no Parque de Exposições Wanderlei Burmann de Ijuí. A noite foi pensada para que os convidados pudessem viver uma experiência inovadora, já na recepção um telão de 8 metros mostrava imagens e vídeos relacionados ao evento, enquanto os representantes das 13 etnias presenteavam a cada um dos convidados com mimos específicos de sua cultura.

A EXPOSIÇÃO FESTA INTERNACIONAL DAS ETNIAS é um evento que tem como principal objetivo a excelência no aspecto cultural, pois, o trabalho das etnias é reconhecido pelo Ministério da Cultura e Turismo do Brasil, e considerado propulsor do desenvolvimento cultural do Estado do Rio Grande do Sul. A FESTA integra o Patrimônio Cultural do Estado, declarada pela Lei Nº 12.345 de 26 de outubro de 2005. 


O palco do lançamento foi Centro Cultural 25 de julho, Casa Alemã, no parque de exposições onde a comissão organizadora recebeu autoridades, imprensa local e estadual, além dos representantes do movimento étnico. Na programação foi apresentada ao público, a revitalização que está sendo realizada no parque, os shows nacionais, e demais informações como os valores dos ingressos para os 11 dias do evento que foram pensados tendo a democratização de acesso e a inclusão social como base. 


A EXPOFEST, contemplará dias de entrada gratuita, valores populares a partir de 10 reais, passaporte para Pessoas Físicas por R$ 80,00, passaporte empresarial para patrocinadores a R$ 60,00 além de valores especiais para crianças e idosos. Em relação aos shows nacionais, teremos duas grandes apresentações, no dia 11 de outubro Hugo e Guilherme e no dia 14 de outubro, Jorge e Mateus, grandes nomes da música sertaneja. Para as áreas vip na arena dos shows nacionais os ingressos já estão sendo vendidos com preços promocionais. Todas as pessoas que estiverem no parque terão acesso aos shows nacionais.


A EXPOSIÇÃO FESTA INTERNACIONAL DAS ETNIAS tem como propósito incorporar e ampliar o legado histórico da FENADI, realizada desde 1987. Sua nova nomenclatura foi estudada e hoje resume em si sua abrangência internacional, construída ao longo de quase 4 décadas. 
Atualmente, por iniciativa da União das Etnias, com o apoio do Poder Executivo do Município, Poder Legislativo Ijuiense e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí possui o Título de “Capital Nacional das Etnias” e dentro da programação do evento, receberá o Título da IOV Mundial, maior Organização Mundial de Folclore e Artes Populares de “Capital Internacional das Etnias das Américas”. 

A noite de lançamento marcou pela homenagem aos Centros Culturais que formam as Etnias de Ijuí, é um trabalho de mais de 40 anos de dedicação, com cerca de 5 mil voluntários que abraçam o movimento étnico e mantém vivo esse legado recebido dos antepassados. Os presidentes das Casas étnicas receberam uma Flâmula da EXPOFEST IJUÍ - que a partir desta edição - passará a ser a lembrança oficial para importantes autoridades, visitantes de honra e homenageados. 

“Estamos preparando uma grande EXPO, temos mais de 480 espaços comercializados sendo que cerca de 60% são expositores de Ijuí”, informou o Presidente Nelson Casarin, que complementou: “outro destaque é a retomada da Colônia Ijuhy, valorizando os 9 Municípios que ao longo dos anos foram se desmembrando geograficamente sem jamais perder os elos de cooperação e irmandade com Ijuí. Com esta ação queremos promover a EXPOFEST da retoma, da união e compartilhamento da cultura”, finalizou o Presidente.


A comissão organizadora está preparando uma grande FESTA que pretende reunir no Parque de Exposições um público superior a 200 mil pessoas. Para isso estão sendo preparados inúmeros espetáculos no histórico Palco das Etnias e no mais novo Palco Mundo, que oferecerá mais de 200 shows gratuitos durante os 11 dias de festa. 


Na comunicação o planejamento abrange os mais variados canais de mídia, inclusive com a criação da TV EXPOFEST e Rádio EXPOFEST dando visibilidade ao que é da terra, valorizando profissionais das áreas de áudio, vídeo e produção da nossa região. No online, o site e as redes da EXPOFEST buscarão um expressivo engajamento, ao tempo que informarão todos os detalhes da nossa programação.


A EXPOFEST IJUÍ prima pela valorização e propagação da cultura dos Centros Culturais Étnicos, que é sem dúvidas o maior diferencial do evento por proporcionar ao visitante uma viagem inesquecível de puro conhecimento cultural, por meio das construções típicas de cada casa e seus respectivos artesanatos, fotografias, peças museológicas, gastronomia, teatro, canto e dança... Além disso, proporciona ao visitante, inúmeras oportunidades de negócios, lazer e entretenimento, através das diversas ações desenvolvidas em cada área específica do evento. 
Reserve a data, de 6 a 16 de outubro, todos os caminhos levam à EXPOFEST IJUÍ 2022 no Parque de Eventos Wanderley Burmann em Ijuí.