Professores e estudantes da Unijuí participaram, na última semana, do 9º Congresso Internacional em Saúde. O evento, promovido de forma colaborativa entre a Unijuí e o Centro de Investigação em Estudos da Criança (Ciec), da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, aconteceu de forma presencial na UMinho, com transmissão online, entre os dias 27 e 30 de setembro. 

A nona edição do congresso contou com o tema “Investigação, Humanização e Superação”, com o objetivo de provocar a reflexão sobre o modo em que os profissionais se dedicam ao trabalho em saúde e, em uma mensagem positiva, falar sobre a capacidade de superação que a humanidade revelou auxiliada pela produção científica.

Segundo a integrante do Comitê Internacional do Congresso Internacional em Saúde,  professora doutora da Unijuí, Eliane Roseli Winkelmann, o evento contou com uma programação intensa de atividades, onde foram apresentados mais de 100 trabalhos científicos. Além disso, foram realizados workshops, mesas redondas, simpósios, debates e salas de sessões paralelas. “Foi uma semana de atividades intensas em que tivemos representantes de vários países, incluindo o Brasil, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Colômbia e Malásia, que puderam participar e compartilhar conhecimentos, sendo muito proveitoso. Agradeço a toda a equipe e, em especial, à professora doutora Zélia Anastácio, representando a Universidade de Minho em Portugal”, avaliou. 

A próxima edição do Congresso Internacional em Saúde está prevista para ocorrer na Unijuí de 16 a 19 de maio de 2023, de forma híbrida. Segundo a professora Eliane, esta será a primeira vez que o congresso será realizado de forma presencial na Universidade, após a pandemia, e possibilitará que os participantes vivenciem contatos importantes nacional e internacionalmente.

Fonte: comunica unijui