Já faz tempo que os concursos de beleza deixaram de ser somente visual. Um dos exemplos é o MISS TURISMO RIO GRANDE DO SUL, um evento focado em divulgar bem mais que a beleza das candidatas, o potencial turísticos das regiões, e que busca integrar municípios, a história e a memória, aliado a quesitos como beleza, simpatia, passarela, vídeo teste, sociabilidade e comportamento.

As candidatas ao Miss Turismo Rio Grande do Sul 2017 cumprem uma série de tarefas, conforme o regulamento do concurso. Mas, a ideia dos organizadores, é que na edição deste ano, em Santo Ângelo, a comitiva possa vir a se integrar a comunidade tradicionalista, durante um jantar em uma entidade local. A proposta foi apresentada aos representantes do CTG Tio Bilia e ao GDF Os Farroupilhas na última quarta-feira, 15, em reunião na sala dos conselhos, junto ao Centro Municipal de Cultura.

A jornalista Edna Lautert, uma das coordenadoras regionais do concurso, disse que foram convidadas todas as entidades para a reunião. Ela destacou que a ideia é que durante esse jantar seja mostrado mais do que a gastronomia típica do Estado para as candidatas, e sim a arte tradicionalista, através da dança e da música.

A subsecretária de Turismo, Esportes, Lazer e Juventude de Santo Ângelo, Tassiana Ribeiro, destacou que esta também será uma oportunidade de reunir a cultura missioneira, valorizando nossas raízes, uma vez que o concurso envolve o Turismo, e não se pode pensar em divulgar a atividade turística do Estado sem envolver os tradicionalistas.

A patroa do CTG Tio Bilia, Nadir Ferreira Somavilla, destacou que a entidade estará sediando o CIMEART neste período, mas que artistas daquela entidade poderão se apresentar no palco do jantar que será servido para a comitiva do evento e a comunidade. O jantar será dia 02 de junho, primeiro dia do Concurso Miss Turismo Rio Grande do Sul em Santo Ângelo.

O patrão do GDF Os Farroupilhas, Eloi Grasel, destacou que as entidades tradicionalistas vivem um momento de valorização dos usos, costumes e tradições. E que todo evento que agregar esses valores são bem vindos à integração. A ideia inicial é que para visitar a entidade que vai sediar o jantar as candidatas estejam trajando roupas típicas de suas cidades de origem, o que vai fortalecer ainda mais a divulgação das potencialidades dos municípios participantes.

O diretor cultural do CTG Tio Bilia, ex-patrão da entidade, Luciano Freitas, também participou da reunião.

 

LANÇAMENTO ESTADUAL

O Miss Turismo Rio Grande do Sul terá lançamento oficial dia 11 de março, em Torres, quando também serão anunciados a programação oficial e os patrocinadores da edição 2017, que acontece de 02 a 04 de Junho, em Santo Ângelo.

 

FICHA TÉCNICA

O Miss Turismo Rio Grande do Sul é uma promoção da missóloga Geny Rayo. Tem a coordenação regional de Edna Lautert e Irajá Couto. A parceria com a Prefeitura de Santo Ângelo – Secretaria de Turismo, Esportes, Lazer e Juventude e do Clube Gaúcho.

Fonte: Edna Lautert