Cerca de 56 mil pessoas, moradoras da área rural dos 20 municípios da área de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, vão ter a revisão das carteiras de vacinação para identificar se estão imunizadas contra a febre amarela. De acordo com a responsável pelo setor de vacinação na Coordenadoria, Cledis Otonelli, o levantamento indica que devem ser visitados 18 mil, 685 domicílios.

Ontem, equipes de saúde dos 20 municípios da Coordenadoria de Saúde de Ijuí receberam orientações para o mencionado trabalho. Cledis Otonelli destaca que a visitação nas residências será feita por agentes comunitários de saúde e todo levantamento precisa ser concluído até dia 15 do mês que vem. A profissional de saúde acrescenta que a vistoria de carteiras de vacina será feita na área rural, pois é nesse meio que em Minas Gerais e outros Estados existem casos de febre amarela,  com vários óbitos.

No perímetro urbano a mesma ação somente deve acontecer se mudar a questão epidemiológica. Após a revisão de carteiras de vacina no meio rural, pessoas que não estão imunizadas contra a febra amarela vão receber o medicamento. Cledis Otonelli aproveita para alertar, no entanto, que se alguém irá viajar para regiões onde há casos da doença, é necessário se vacinar com antecedência, o que vale também para moradores da cidade.

Fonte: Radio Progresso