A realização do evento é uma parceria do Poder Público Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e da Associação dos Apicultores de Ijuí



De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, vice-prefeito Valdir Zardin, o evento se constitui num excelente momento para aquisição de novos conhecimentos, sobretudo, na área técnica da produção de mel, bem como para troca de experiências. “A nossa expectativa é contarmos com um grande número de participantes, pois esses eventos são importantes para a formação continuada dos apicultores”, diz.

A abertura está prevista para as 13h45, logo após o credenciamento, às 13h30.  Já na abertura, as entidades promotoras apresentarão aos participantes suas expectativas. Às 14h, a programação segue com o primeiro tema em debate: Nutrição e alimentação de abelhas para alta produtividade de mel. Essa abordagem está a cargo do diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor doutor Hélio Rocha. Já às 15h, deve se iniciar o segundo painel com o tema: Análise da qualidade do mel com base na identificação e quantificação dos compostos  químicos oriundos de defensivos agrícolas presentes nas amostras de mel. A palestrante será  a Professora  doutora Maria Tereza Friedrich, do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG) – UPF, que na sequência abordará o terceiro e último tema da tarde: Divulgação e sensibilização sobre a importância das diferentes espécies botânicas na formação do mel.

Assim que se encerrarem os três painéis, abre-se espaço para debates e encaminhamentos. O enceramento do evento está previsto para as 16h30.

Fonte: Prefeitura de Ijuí