O GT Macrorregional sobre Agrotóxicos, que é um grupo de trabalho voltado às discussões referente aos impactos do uso de agrotóxicos na macrorregião missioneira do Rio Grande do Sul, realiza, no dia 08 de junho, um Dia de Campo que terá como tema a “Produção de Alimentos e Agrotóxicos: uma questão de saúde”.

O evento acontece no Salão Paroquial do Distrito Santana, em Ijuí, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. A programação prevê dois painéis temáticos com mesa de debates denominados “Intoxicações causadas por agrotóxicos e os impactos na saúde”, ministrado pela médica especialista em Toxicologia Aplicada, Virgínia Dapper e pelo especialista em policiamento ambiental Tenente Fernando Hochmuller e “Agroecologia: uma transição possível”, ministrado pelo doutor em ecologia Jackson Muller e o agrônomo Raul Vicenze, além de oficinas concomitantes as discussões com objetivo de esclarecer e conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável, bem como sobre o uso de agrotóxicos e seus impactos na saúde e no ambiente.

O evento é destinado a agricultores locais e de distritos vizinhos, lideranças políticas, sindicais e comunitárias, alunos, dentre outros interessados. Confira a programação completa:

 

9h – Abertura

9h15 – Painel: “Intoxicações causadas por agrotóxicos e os impactos na saúde”

* Virginia Dapper - Médica Especialista em Toxicologia Aplicada - Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

* Fernando Hochmuller – Especialista em policiamento ambiental – Tenente na 2ª Companhia de Polícia ambiental de Cruz Alta

11h – Discussão entre painelistas e comunidade

12h – Intervalo para o almoço

13h30 – Painel: “Agroecologia: uma transição possível”

* Jackson Muller – Biólogo - Doutorado em Ecologia – Professor na UNISINOS e Direto presidente da FMMA

* Raul Vicenzi – Agrônomo - Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Coordenador do projeto "Agroindustrialização de hortaliças orgânicas produzidas na Região Noroeste do RS"

 

16h – Discussão entre painelistas e comunidade

16h30 – Encerramento

Fonte: Usina de Ideias Agência Experimental de Comunicação Social DACEC - UNIJUÍ