Na área da saúde, aprimorar conhecimentos é de suma importância enriquecendo a atuação dos profissionais. A atualização continuada, contribui para qualificar a assistência prestada aos pacientes, oferecendo mais segurança na execução das técnicas. A equipe do Serviço Fisioterapia do Hospital Unimed Noroeste/RS teve nesta semana momento de “Atualização em fisioterapia hospitalar e prescrição de exercício”, atividade ministrada pelo fisioterapeuta Christian Correa Coronel, de Porto Alegre.

“É importante que o profissional fisioterapeuta mantenha-se atualizado para que o conhecimento adquirido melhore suas competências dentro da sua área de trabalho. Existem muitos estudos e trabalhos sendo realizados com resultados excelentes que podem ser aplicados na nossa prática profissional”, apontou a coordenadora do serviço de Fisioterapia do Hospital Unimed, Fabiane Mazzurana.

Entre o enfoque do tema, a importância de “avaliar o estado funcional do paciente, a partir do seu diagnóstico, para que possam ser eleitas técnicas adequadas ao paciente e para o que ele é capaz de realizar, já podendo assim elaborar o plano de alta hospitalar”, destacou a coordenadora. A prescrição do exercício trata-se da assistência propriamente dita. “Estudando mais o tema podemos quantificar e qualificar o exercício que propomos para o paciente” revela Fabiane.

O palestrante é especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva (adulto). É diretor do Serviço de Fisioterapia e Centro de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, coordenador e preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde: Cardiologia, do Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia do RS e coordenador do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário La Salle em Canoas (Unilasalle). Possui experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Reabilitação Cardíaca, Terapia Intensiva e Gestão de Serviço.

Fonte: UNIMED