O som dos violinos anuncia um novo e mágico momento. A alegria toma conta do cenário missioneiro. Entre história do real e do imaginário o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões e o município de Santo Ângelo deixam-se levar pelo encantamento da música clássica.

Os dois municípios chamam você para viver momentos de sonho e a magia, embalado pelo som das orquestras e das sinfonias que emanam dos instrumentos tocados através dos séculos, e que perpetuaram uma história de amor e de tradição pelo Rio Grande.

De 09 a 21 de dezembro Santo Ângelo e São Miguel das Missões CONVIDAM A viveNCIAR a Mostra Internacional de Música nas Missões. Com o PATROCÍNIO DO BNDES, O espetáculo “A emoção que perdura no tempo”, apresenta orquestras do Brasil, da Bolívia e do Paraguay, que farão espetáculos diários. Apaixone-se neste cenário deslumbrante, e coloque uma trilha sonora em sua história.

 

As atrações

►OSPA

♫Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul

►Orquestra Guarany, da Bolívia

♫Orquestra de Caacupé - Sonidos de La Tiera (Som da Terra - Paraguay)

►Orquestra de Chiquitos (Bolívia)

 

 

 

Sonidos de La Terra possui 40 músicos

 

Com dez anos de trajetória, aOrquestra Sonidos de la Tierra é integrada por um grupo de 40 músicos, sob a regência do maestro Willian Aguayo. São músicos solistas, diretores, e instrumentistas que se destacam na capital paraguaia – alguns deles, inclusive, que compõem o staff da Orquesta Sinfónica de la Ciudad de Asunción (OSCA).

Com um repertório variado, a Sonidos de la Tierra Interpreta obras do folclore nacional, música clássica e moderna, dentro de um cenário que mistura passado e contemporaneidade.

É sucesso no Brasil, Argentina, Paraguai Venezuela.

 

 

A Orquestra de Chiquitos, da Bolívia  é uma homenagem à Missão

 

A Orquestra P. Ensemble Martin Schmid Conceição, popularmente conhecida como Orquestra de Chiquitos é composta por jovens da aldeia de Concepción. O nome é uma homenagem ao missionário jesuíta,  que viveu no século XVIII. Músico e construtor de igrejas, sua obra de extraordinária beleza pode ser apreciada  nas Missões Jesuíticas de Chiquitos, na Bolívia. O Ensemble foi formado em 2003 por iniciativa do Governo Municipal de Concepcion e o  pároco Reinaldo Brumberguer , e já se apresentou em várias oportunidades no Mercosul. 

 

Orquestra Sinfônica da Porto Alegre 

Com uma história de mais de 60 anos (fundada em 1950) a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre ainda guarda o estilo tradicional e clássico trazido pelo então maestro, o húngaro Pablo Komlós. Ficou conhecida pelos músicos que a regeram desde então, entre eles David Machado, Eleazar de Carvalho, Flávio Chamis, Cláudio Ribeiro, Íon Bressan e Isaac Karabtchevsky. Atualmente, seu Diretor Artístico é o maestro Tiago Flores. Até chegar a regência do condecorado alemão Manfredo Schmiedt. Tem na direção artística outro premiado: Tiago Flores, que também coordena o projeto de musicalização para crianças de baixa renda.

A Temporada 2012 da Ospa foi constituída por 51 apresentações realizadas entre março e dezembro, distribuídas em cinco séries – Concertos Oficiais, Concertos para a Juventude, Concertos no Interior, Concertos Didáticos e Concertos Populares. Em 2013, vive em novembro seu 23º Concerto Oficial.

 

 

Orquestra jovem do Rio Grande do Sul

 

 

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul envolve jovens músicos com idade entre 10 a16 anos. São alunos de escolas das redes públicas de ensino, cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos. Além da formação musical, os escolhidos para integrar o projeto recebem auxílio de R$ 190 mensais. Eles foram escolhidos em diferentes escolas de Porto Alegre e passam a frequentar oficinas de musicalização. O projeto deve, em breve, abranger o interior do estado.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Toda a programação da Mostra Internacional de Música nas Missões está disponível emhttps://www.facebook.com/mostra.missoes.  

 

QUEM ORGANIZA

O evento tem patrocínio do BNDES. É realizado pelo IPED (Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento) com o apoio das prefeituras de Santo Ângelo e de São Miguel das Missões.

 

 

Fonte: Edna Lautert – Assessoria em Comunicação