A gestação é algo sublime, com poder de transformar a vida do casal. Até para quem já viveu a espera de um filho, trata-se de um momento único, cheio de fantasias e mudanças, mas também de inseguranças. Para acompanhar esta importante fase, a Unimed Noroeste/RS realiza o Clube da Gestante, que chega a sua 30º edição. São 10 anos auxiliando futuros pais com orientações de cuidados práticos com a mãe e o bebê.

Nesta quarta-feira, 5, teve início a nova edição do projeto. A médica ginecologista e obstetra Nadia Maria Ceolin abordou assuntos relacionados ao Pré-Natal, reforçando a importância de “promover o bem-estar da mãe e do feto”. Este acompanhamento é uma forma de monitorar a gestante e o bebê, a fim de identificar possíveis riscos e intercorrências, bem como sanar dúvidas diretamente com o obstetra.

A boa amamentação necessita de atenção e dedicação da futura mamãe ainda na gestação. Conhecer o mamilo e aplicar técnicas corretas permite deixá-los adequados a boa pega do bebê, contribuindo com sua nutrição, bem como para reduzir desconfortos na mama da mãe. Realizar banhos de sol ou de luz e usar sutiã com boa sustentação foram algumas das recomendações feitas pelas enfermeiras Ananda Hoffmann e Débora Müller, que atuam no Hospital Unimed Noroeste/RS. Na impossibilidade da exposição das mamas ao sol em local e horário adequados, a recomendação é substituir pelo banho de luz, utilizando lâmpada de 40 watts, a uma distância de 20 a 30 centímetros, por no máximo 10 minutos.

O encontro contou também com a participação da médica radiologista Camila Bolsson, que abordou exames de imagem específicos na gestação. O 30º Clube da Gestante está recebendo aproximadamente 50 casais. Cada edição é composta por seis módulos, nos quais participam profissionais das áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Paralelamente aos encontros o Clube proporciona visita

ao Centro Obstétrico e ao Berçário, oportunizando aos futuros pais conhecerem o serviço oferecido pelo Hospital Unimed.

Fonte: UNIMED