Muito mais que cumprir a legislação, proporcionar segurança no trabalho. O Departamento de Medicina e Saúde Ocupacional da Unimed Noroeste/RS presta assessoria a empresas, contribuindo com a saúde do colaborador, reduzindo riscos, acidentes e doenças ocupacionais. Este importante suporte vem sendo oferecido pela cooperativa à Três Tentos Agroindustrial S/A, que na semana passada proporcionou treinamento a novo grupo de colaboradores. O curso atende requisito da legislação relativo à formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), prevista na Norma Regulamentadora 5 (NR 5).

O treinamento contemplou conteúdos teóricos e atividades práticas, através da instrução de enfermeira e técnicos em Segurança do Trabalho. A equipe abordou estudo do ambiente, das condições e dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; acidente e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; Aids e medidas de prevenção, bem como, de outras doenças sexualmente transmissíveis; legislações trabalhistas e previdenciárias; rotinas de trabalho, reunião e organização da Cipa. Além disso, houve orientação sobre prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros e levantamento e elaboração de Mapa de Riscos.

“O treinamento prepara os colaboradores para que sejam disseminadores das orientações sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho, norteando os demais colegas sobre prevenção de acidentes”, explica o coordenador do Departamento de Medicina e Saúde Ocupacional, Talmos Alan Brandenburg. Já o diretor de Serviços e Mercado da Cooperativa, Edmar Grimm Berg aponta “a filosofia de cuidar da Unimed sendo expressa na prestação de serviços na área ocupacional, auxiliando para um ambiente mais seguro e contribuindo com a promoção à saúde e a qualidade de vida dos colaboradores das diversas empresas atendidas”.

Além dos funcionários que atuam em Ijuí, o curso para formação de cipeiros reuniu colaboradores das unidades da Três Tentos que atuam no Distrito de Mauá e nos municípios de Eugênio de Castro, Coronel Barros, Giruá, Jóia, Boa Vista do Cadeado, Panambi, Pejuçara, São Luiz Gonzaga e Entre-Ijuís. No mês passado, o DMSO ministrou treinamento em Santa Bárbara do Sul, quando reuniu também representantes de unidades daquela região.

Fonte: UNIMED