Um ato realizado na manhã desta quinta-feira, 10, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação, marcou a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Ijuí (Comuci) e a retomada do Conselho que há algum tempo estava inativo.

Ativo até 2013, o Comuci teve como presidente Leonilda Maria Preissler, que destacou os avanços na área durante os anos de atuação. “Através do Conselho foram promovidas conferências e ciclos no município, assim como, criados o Fundo e o Plano Municipal de Cultura, tarefa principal que os novos membros devem assumir”. Com esperança, Leonilda salientou ainda: “espero que vocês continuem a lutar pelo Conselho”.

Como secretário municipal de Cultura e membro titular do Conselho na nova formação, Sérgio Corrêa afirmou a importância da atuação proativa dos conselheiros. “Na cultura, se não tomarmos posições internamente, as atividades não vão para frente”. Sérgio reforçou ainda que a retomada das atividades por parte do Conselho pode representar um espaço importante para o desenvolvimento da cultura em Ijuí. “Nesse  período criamos algumas ações para fomentar a cultura. Buscamos identificar novos espaços a serem explorados, assim como no Museu, na Fenii, junto à Estação Férrea, e em outras entidades que desenvolvem as atividades culturais no município”, acrescentou ele.

Ao dar posse aos novos conselheiros, o prefeito Valdir Heck também destacou a importância da cultura na construção de Ijuí. “Eu continuo entendendo que a cultura é o caminho mais curto para gerar inclusão social, onde você tem um grupo de canto, dança, ou qualquer manifestação, você tem um grupo que se ajuda e que constrói junto”, reforçou Heck.

Agora, os novos conselheiros deverão se reunir para definirem entre si aqueles que comporão o conselho diretor.

Para os próximos dois anos, o Comuci terá a frente os membros:

Titular e suplente pela SMCET, secretário Sérgio Corrêa, e o secretário Adjunto Rogério Durks, respectivamente;
Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), titular Luiz Hocevar Filho e suplente Orlando Romeu Etgeton;
36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), titular Claudia Carvalho;
Secretaria Municipal de Educação (Smed), titular Sandra Zaltron;
Museu Antropológico Diretor Pestana, titular Stela Mariz Zambiazi de Oliveira e suplente Belair Aparecida Stefanello;
Unijuí, titular Rosita da Silva Santos e suplente Anderson Amaral de Oliveira;
União das Etnias de Ijuí (Ueti), titular Pedro Darci de Oliveira.

Segmentos Culturais também estão representados nas Artes Cênicas pela titular Claci Melita Fleck; nas Artes plásticas pela titular Fabiana Bronzatto; na Dança pela titular Rosangela Borges Faust; no Folclore e Tradição, pelo titular Noel Torquato; nas Letras pelo titular Daniel Klimiuk e suplente Juarez Foletto e na Música a titular Ruth Patz Hein.

 

Fonte: Prefeitura de Ijui