Atividade foi promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS


 

 

Marcando as comemorações dos 45 anos da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, a entidade reuniu presidentes de CDLs e diretores distritais durante a quinta-feira (10/08). No encontro, que contou com a presença de aproximadamente cem líderes do movimento lojista de diversas partes do Rio Grande do Sul, foram lembrados marcos importantes do movimento lojista gaúcho nas últimas décadas. Além disso, a diretoria da FCDL-RS aproveitou a oportunidade para que todos ajudassem na elaboração de uma carta estratégica de ações para os próximos anos, visando o fortalecimento do segmento.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, abriu o Encontro de presidentes de CDLs e diretores distritais avaliando resultados da agenda estratégica da entidade, elaborada em 2007.

- Foram muitos avanços que precisamos destacar nesses últimos dez anos. Temos uma agenda muito bem delineada e agora precisamos pensar nos próximos anos, pensar no futuro do movimento lojista – relatou Vitor Augusto Koch.

De acordo com o presidente, o crescimento e avanço do evento Convenção Estadual Lojista representa um orgulho para o setor. São quase nove mil pessoas presentes nas últimas edições, em uma demonstração da importância da atualização e qualificação dos participantes do movimento lojista. Em 2017, a 48ª Convenção Estadual Lojista ocorre na cidade de Gramado entre os dias 26 e 27 de outubro.

Outra ação destacada da FCDL-RS é a preocupação com a qualificação no comércio, projeto desenvolvido através do programa Qcomércio, que soma 1.340 empresas em processo de atualização.

- São mais de três mil usuários cadastrados, dezesseis mil horas de capacitação e doze mil horas de consultorias. No ano passado, atualizamos o sistema e montamos uma plataforma de ensino a distância. Oferecemos dez cursos e 185 vídeos/aulas. Estamos chegando em um milhão de minutos assistidos nos cursos – explicou o superintendente da FCDL-RS, Leonardo Neira.

Convidado do encontro, o superintendente das lojas CR Diementz, Homero de Toledo, mostrou sua satisfação com o QComércio. Segundo o gestor, 27 funcionários participam da qualificação promovida pela FCDL-RS, somando 4.887 visualizações dos vídeos apenas no primeiro módulo do curso.

- Sinto que evoluí muito como gestor e como pessoa. Percebi que precisamos mudar nossos comportamentos de comando de pessoas. Eu sou de uma geração que via a administração de maneira diferente. Hoje, com as novas gerações, precisamos estar atentos às novidades – afirmou Toledo.

A importância do associativismo para o desenvolvimento de todos os segmentos foi relatada pela especialista em psicologia organizacional, Vera Susana Lassance Moreira.

- Se tem algo que pode dar certo no Brasil é a força das empresas quando estão associadas, dos movimentos que unem os empreendedores em torno de um objetivo comum. Algumas pessoas podem ter medo de enfrentar problemas, mas, sem enfrentar, dificilmente vão obter sucesso. Gerenciar é se posicionar e sabemos que ninguém gerencia sentado no sofá de casa, longe dos problemas. Não podemos perder a capacidade de nos associarmos, ficarmos fortes e lutarmos por alguma coisa que valha a pena – enfatizou.

O encontro também contou com palestras do consultor de economia da FCDL-RS, Eduardo Starosta, e da consultora Elisabeth Urban. Ao final do evento, os participantes ajudaram a construir uma carta de colaboração do movimento lojista, com objetivos para os próximos meses e anos. Estiveram presentes representantes de todas as regiões do estado.

Fonte: Play Press Assessoria e Conteúdo