Praticar esportes e realizar atividades físicas, seja correr, caminhar ou fazer um alongamento, são hábitos que colaboram para a qualidade de vida em qualquer idade. E foi pensando nisso que o setor de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS envolveu seus pacientes na etapa de Ijuí do Corridas Unimed, durante a manhã deste domingo, 24.

Enquanto os cerca de 500 atletas inscritos na rústica de 5km corriam pelas ruas da cidade, os pacientes da Unimed Noroeste/RS realizaram exercícios orientados por profissional de Educação Física e pela equipe de Medicina Preventiva da cooperativa médica. O palco dos alongamentos e da caminhada foi o próprio Complexo Poliesportivo, local de largada e chegada da prova.

A avaliação dos participantes foi positiva. Para o paciente Waldemar Züge, de 62 anos, “essas atividades fazem bem para o corpo, por isso, nas oportunidades que surgirem vou seguir participando”. Ele foi ao Corridas Unimed acompanhado de suas netas Luísa e Laura, de 9 e 7 anos. “Vendo os outros participarem, elas já me disseram que querem correr no ano que vem”, destaca. Waldemar participa das atividades realizadas pela área de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS, através do Programa de Atenção Integral à Saúde.

“Convidamos os pacientes da linha de cuidado de Gerenciamento de Doenças Crônicas, assim como aqueles que participam das atividades em grupo, buscando promover e incentivar a qualidade de vida através da prática esportiva. Gostaram muito desse momento especial e manifestaram o desejo de continuar realizando atividades físicas, o que comprova que a prática esportiva promove a saúde e muda hábitos de quem a realiza”, reforça a coordenadora do setor de Medicina Preventiva, enfermeira Marciléia Bortolini Buligon.

Além das atividades da área, durante o Circuito Unimed também ocorreu mateada com distribuição de erva-mate e água quente, em um momento de integração entre corredores, familiares, comunidade e colaboradores da Unimed Noroeste/RS.

Fonte: UNIMED