Micro e pequenas empresas podem contatar diretamente com grandes compradores



 
 

 

 




A Mercopar, feira de subcontratação e inovação industrial que acontece em Caxias do Sul, é reconhecida por proporcionar o contato direto entre micro e pequenas empresa e grandes compradores nacionais. Neste ano, não é diferente. Desde a sua primeira edição o Projeto Comprador, coordenado pelo SEBRAE/RS, é marcado pelos ótimos resultados. Por meio das Rodadas de Negócios, os expositores podem oferecer seus produtos e serviços a empresas de médio e grande porte, durante um contato direto que, no dia a dia, é uma tarefa que encontra muitas barreiras. Esta possibilidade de conversar diretamente “com quem decide” pode representar a diferença entre fechar ou não uma negociação importante.


Conforme a gestora comercial da Borrachas Feroli Ltda, Denise Malta, este é um momento importante de divulgação para um grande volume de empresas compradoras. “Aqui as empresas estão mais disponíveis. E isso é importante num momento em que o mercado está retraído. Das reuniões de negócios que já realizei, tenho contatos e orçamentos para retornar”, diz Denise, contando que ao todo fará 16 reuniões no primeiro dia de feira. “Até agora 50% das empresas sinalizaram a necessidade do meu produto”. Há 10 anos participando da Mercopar, a Borrachas Feroli, de Sapucaia do Sul/RS, produz peças técnicas em borracha e silicone, atendendo vários segmentos, como agrícola, de produtos ortopédicos, automotivo, linha branca, dentre outros. 

O coordenador da Projectus, Siágrio Felipe Pinheiro, participa pelo segundo ano das Rodadas de Negócios. “No ano passado continuamos o contato com três empresas depois da feira. O mercado está difícil, mas quando as elas sinalizam que estão pensando em investir já é um bom começo”, afirma ele.

COMPRADORES - O comprador do Centro de Intendência da Marinha em Rio Grande, Fábio Rodrigues Chantre, informou que a Marinha precisa de fornecedores de vários setores, tanto metalmecânico e serviços, como também engenharia. “Compramos de tudo, desde material de expediente, ramo alimentício, peças e serviços. E determinadas empresas do mercado não nos fornecem por causa da logística”. Segundo Chantre, a Marinha participa do Projeto Comprador há quatro anos. “Buscamos novos fornecedores e também divulgamos como funciona o processo de editais e licitações. Quanto mais concorrentes fornecedores, melhor o preço e a qualidade dos produtos e serviços que iremos adquirir”, afirma ele. 

Wolber Vieira, comprador de Suprimentos MRO da Gerdau, aproveita a oportunidade na Mercopar para buscar fornecedores de embalagens, materiais de manutenção e serviços gerais. “A Gerdau participa das Rodadas de Negócios há muitos anos. Esse espaço é importante porque o vendedor se habilita para nos atender e a maioria das empresas é do nosso Estado e isso facilita”, diz Vieira, contando que a Gerdau estava com 18 reuniões de negócios agendadas, de até 15 minutos. O Projeto Comprador continua até a próxima quinta-feira. 

VISITAÇÃO - Corredores movimentados marcaram o segundo dia da Mercopar. O técnico em eletrônica, Marcos João de Lima Melo, de Porto Alegre, viu na feira uma oportunidade interessante. “Estamos aqui principalmente para visitar a Jamo e talvez comprar uma máquina de solda. Tínhamos feito o contato e agora viemos pessoalmente. Já participei de outras feiras, mas da Mercopar é a primeira vez”, pontua ele. A compradora Carla Vanessa Pereira Antunes, 37, de Caxias do Sul, que trabalha na Fábrica de Máquinas Almeida, ficou algum tempo sem visitar a Mercopar e voltou neste ano. “Acho importante prestigiar. É muito bom para encontrar clientes e fornecedores, além de fazer contatos. Também é importante conhecer as novidades do setor”, considera ela. O eletricista Adelar Santin, por sua vez, saiu do município de Serafina Corrêa com um grupo da empresa em que trabalha, a Credeal Manufatura de Papéis. “É ótimo visitar a feira, ver novas tecnologias. Achei muito bom”, disse.

A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br  ou pelos telefones (54) 3222-7542 ou (54) 3222-7583.




 



Fonte: SEBRAE