Focada especialmente na prevenção de doenças e na valorização da saúde do médico, a Unimed Noroeste/RS desenvolve o projeto Café com Saúde. A iniciativa visa fortalecer a relação com seus cooperados, dando atenção aqueles que trazem na vocação o cuidado com a vida. A nova rodada de encontros teve início neste sábado, 18, abrangendo profissionais que atuam nas Coordenadorias Regionais de Panambi e Tenente Portela.

O projeto, que envolve também os cônjuges, prevê a realização de exames laboratoriais, verificação de sinais vitais e medidas antropométricas. Além disso, incentiva a prevenção de doenças e a promoção à saúde, trazendo também uma proposta de integração entre os colegas de profissão. Neste ano, o evento valoriza o conceito Mude1Hábito, estimulado pela Unimed do Brasil, que visa encorajar a adoção de práticas mais saudáveis que permitam melhor qualidade de vida. Os médicos são presenteados com uma camiseta da campanha.

“Os desafios da vida profissional que envolvem a rotina de trabalho e a busca de aperfeiçoamento constante, muitas vezes, fazem com que o médico deixe um pouco de lado a sua própria saúde. E a Unimed, através do Café com Saúde, vem disponibilizar um espaço dedicado especialmente para resgatar esse cuidado”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Unimed Noroeste/RS, Reimar Bock, que na oportunidade também realizou sua avaliação de saúde.

O médico Marco Lieberknecht, de Panambi, considera uma ótima iniciativa da cooperativa direcionada aos seus associados. “Só assim a gente vê que não se cuida tanto quanto gostaria e quanto deveria”, reconhece o médico. As médicas Milena Bodanese e Therezinha Dill, que atuam na mesma Coordenadoria, deram uma trégua na correria para fazer os exames de rotina. “É uma ideia excelente até para nos conscientizar sobre alimentação, prevenção e para fazer exames. As vezes a gente não tem tempo para cuidar

da gente”, reconhece Therezinha. Em Tenente Portela o cooperado Claudio Furini aproveitou a oportunidade para dar atenção à sua saúde. “A gente sempre acaba fazendo a avaliação nesse momento”, aponta o médico.

No próximo final de semana o projeto Café com Saúde será levado às Coordenadorias de Ijuí e Três Passos. Na sequência, os médicos de Palmeira das Missões, Santo Augusto e Frederico Westphalen participarão de encontros.

Fonte: UNIMED