Apesar de 2017 ter sido um ano difícil financeiramente para as empresas, o Sine de Ijuí registrou um aumento considerável tanto em questão de vagas ofertadas quanto em contratações efetivadas.

 

Em 2016, foram ofertadas até dezembro 755 vagas e esse ano até novembro o número já chega a 932, ou seja, teve um aumento de 23%. Das 932 vagas ofertadas neste ano, o coordenador do Sine de Ijuí, Flamarion Miranda, destaca que 875 vagas foram de reposição de funcionário e 57 de aumento de quadro.

A respeito de contratações efetivadas, ano passado apenas 105 pessoas, no período de janeiro a dezembro, foram contratadas. E em 2017, no período de janeiro a novembro, houve 157 novas contratações. Um aumento de 49% no índice de empregabilidade. Agosto deste ano foi o mês que mais registrou efetivações, resultando em 27 contratados.

Sobre os atendimentos realizados no Sine de Ijuí, 17.120 pessoas foram atendidas até novembro de 2017, destes 15.405 para vagas e informações e 1.715 para carteira de trabalho (CTPS). Dentro desses números, 3.535 pessoas solicitaram o Seguro Desemprego na unidade.

De acordo com o coordenador, os onze meses de sua gestão houve melhorias no atendimento à população, crescimento na quantidade de vagas oferecidas e um avanço significativo na quantidade total de contratações intermediadas pelo Sine.

Desde abril, o Sine passou a atender pela manhã somente expedição de carteira de trabalho e intermediação de empregos e, na parte da tarde, o atendimento específico para o seguro desemprego, trazendo mais agilidade aos serviços e terminando com as filas formadas em frente ao local.

Nesse período foi firmado um convênio com a Unigestar do curso de Psicologia da Unijuí. Essa parceria objetiva melhorar o atendimento à população e orientar o trabalhador desempregado e quem está em busca do primeiro emprego, a fim de formatar seu currículo, fornecer também dicas para a entrevista de emprego. De janeiro a novembro mais de 5 mil pessoas foram encaminhadas as entrevistas.

Diante dos dados, Flamarion avalia 2017 como um ano bom, em relação a 2016. “Foram contratados mais trabalhadores intermediados pelo Sine que em todo o ano passado, mostrando o empenho e inovação da agência local, contando também com o apoio dos empregadores que estão apostando nas mudanças e credibilidade da nova gestão”, disse ele.

Fonte: Prefeitura de Ijui