Nesta quinta (07) e sexta-feira (08), a Unijuí vai realizar, no Campus Ijuí, uma nova edição da Campanha de Descarte de Resíduos Eletrônicos, por meio do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança. O local de recebimento será o Depósito Temporário de Resíduos, localizado próximo do Prédio da Coordenadoria Patrimonial, nosturnos da manhã e tarde. 

Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, João Pereira dos Santos, após a coleta, os equipamentos serão recolhidos por uma empresa de Horizontina, que faz o trabalho de descaracterização e separação desse material, além de reaproveitamento e destinação adequada para aquilo que não pode ser aproveitado. 

Na última edição da campanha, realizada no mês de março, foram recolhidas cinco toneladas de equipamentos. Percebemos que há uma grande quantidade de material eletrônico a ser descartado pela população, então desenvolvemos essas atividades para ajudar a comunidade e também porque a nossa Instituição está sempre preocupada com as questões ambientais”, avalia João. 

Ele explica que todos esses equipamentos eletrônicos possuem materiais pesados, que são contaminantes, e em contato com o meio ambiente, com o solo ou com a água, podem chegar ao lençol freático e retornar para a população na água consumida. “Para descontaminar a água o custo é muito elevado, então, é melhor descartar adequadamente e evitar esse contato com meio ambiente”, aconselha.

Fonte: UNIJUI