Fazer do banho um momento de troca de carinho, de relaxamento e de estreitar laços com o bebê. Além da higiene, é um importante momento em família, pois deve ter envolvimento da mãe e do pai. E o que parece exigir no início muito equilíbrio, com o passar dos dias torna-se instante de gargalhadas e de arrancar belos sorrisos do pequeno. O penúltimo módulo da 31ª edição do Clube da Gestante da Unimed Noroeste/RS trouxe aos futuros pais orientações sobre cuidados com o bebê, envolvendo o banho, a troca de fraldas, a assepsia em coto umbilical e orientações sobre amamentação. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 7, no Hospital Unimed.

As enfermeiras Débora Müller e Elise Zwick reforçaram a necessidade de preparar com antecedência tudo que será utilizado para o banho, como roupa, toalha, fralda, sabonete e shampoo, pois o bebê nunca deve ser deixado sozinho na banheira. Para evitar a perda de calor, a higiene deve começar sempre pela cabeça e pelo rosto, mantendo o restante do corpo enrolado na toalha. Após, a criança pode ser colocada no banheira. O último passo é o curativo no coto umbilical, com a utilização de álcool 70% e hastes flexíveis com pontas de algodão, o que evita infecção e auxilia na cicatrização.

A explanação das enfermeiras envolveu também a importância da amamentação e de técnicas para evitar fissuras nas mamas. Estimularam a ingestão de bastante líquido e de ter ao lado pessoas incentivadoras. “O colostro só aumenta com a frequência das mamadas”, reforçou Elise. A produção do leite é gradativa, sendo menor nos primeiros dias após o parto, de 40 a 50ml no primeiro e de 300 a 400ml no terceiro. Já no quinto dia, a produtividade pode chegar de 500 a 800ml.

Este encontro também foi uma oportunidade dos pais colocarem a “mão na fralda”. Eles puderam treinar na prática a troca de fralda e a realização de curativo em coto umbilical, para assim dividir as tarefas com as mamães no dia a dia.

O Clube da Gestante é um momento proporcionado pela Unimed Noroeste/RS para os pais sanarem suas dúvidas sobre a gestação e os cuidados práticos com a mãe e o bebê, envolvendo profissionais de diversas áreas da saúde. Também é uma oportunidade de integração entre os casais que dividem a experiência da espera de um filho.

 

 

 

Fonte: UNIMED