“Estamos grávidos”. O homem também “está grávido”. Essas foram expressões valorizadas pela psicóloga Giovana Preichardt Rodrigues, reforçando a sintonia do casal durante o período de espera do bebê. A abordagem sobre “Psicologia em Obstetrícia” marcou o encerramento da 31ª edição do Clube da Gestante, nesta quinta-feira, 14.

A espera do filho e a chegada dele são períodos que instigam a adoção de novas atitudes no âmbito familiar. Homem e mulher assumem papéis de pai e mãe. Conforme Giovana, que atua no setor de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS, é preciso enfrentar todas estas mudanças, que não envolvem apenas o corpo e o quadro clínico da mulher, mas passam por questões emocionais, psicológicas, sociais e econômicas. São alterações na rotina que precisam ser vivenciadas em conjunto. A profissional disse ainda que o Clube da Gestante “traz uma magia, um encantamento”, fazendo com que os casais “se redescubram enquanto pais”.

Ana Rita dos Santos, grávida de 26 semanas, participou do Clube acompanhada do futuro papai, Roberto Brizolla dos Santos. A gestante destaca o quão bem aproveitados foram os módulos, sanando muitas dúvidas para eles que são pais de primeira viagem. “Tudo que foi apresentado foi de grande valor e superou as expectativas”, reforçou Ana que está à espera da pequena Joana.

O Clube da Gestante é mais uma iniciativa de aproximação da Unimed Noroeste/RS e seus beneficiários. Oportuniza esclarecimento de dúvidas e orientações de cuidados práticos com a mãe e o bebê. Composta por seis módulos, cada edição do projeto traz abordagens de profissionais das áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Oportuniza ainda, de forma paralela aos encontros, visitas ao Centro Obstétrico e ao Berçário, para que os futuros pais conheçam a estrutura e o serviços oferecidos pelo Hospital Unimed Noroeste/RS.

Fonte: UNIMED