Um novo grupo de intercambistas se prepara para iniciar os estudos no exterior em fevereiro de 2018. No dia 20 de dezembro o Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ realizou uma reunião de orientação com os seguintes estudantes: 


Luana da Silva Morini – Fisioterapia – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Natália Santos Pereira – Nutrição – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Jáderson Oliveira de Moura – Nutrição – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Matheus Antes Schwede – Direito – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Leonardo Prediger – Engenharia Civil – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Daiara Virginia Steiernagel – Direito –  Universidade Maria Curie Sklodowska, Polônia
Bethina Rafaela Burckardt – Direito – Universidade do Porto, Portugal
Pedro Costa Beber Martins – Engenharia Civil – Universidade do Porto, Portugal
Carine Ott Dias – Engenharia Civil – Universidade do Porto, Portugal


Na ocasião, a intercambista que retornou do IPLeiria, em Portugal, Vitória Pause Cazalli, do curso de Direito, compartilhou sua experiência de intercâmbio com eles. O Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Fernando Jaime González e a Professora Angélica Cristiane Moreira, interlocutora do convênio entre a Unijuí e a Universidade do Porto, também estiveram presentes na reunião. 

Os estudantes têm a oportunidade de cursar um semestre ou dois de disciplinas do seu curso no exterior, em uma das universidades parceiras da UNIJUÍ. Atualmente a Universidade mantém convênios para a graduação com universidades de Portugal, Espanha, Polônia, Letônia, Alemanha, Rússia, Colômbia e Argentina. 

Visando ampliar as ações de internacionalização, no mês de dezembro a UNIJUÍ também firmou uma parceria com a Universidade Estadual de Tomsk, na Rússia. As tratativas da cooperação iniciaram em agosto deste ano, quando o professor Dr. Peter Mitchell, juntamente com os estudantes Stepan Orlov e Alexander Ostrovskiy, estiveram na UNIJUÍ para participar do Seminário Internacional de Ensino de Língua Inglesa. Na ocasião, o professor se reuniu com a Reitoria da Unijuí para discutir as ações do acordo de cooperação, dentre as quais destacam-se: intercâmbio de estudantes da graduação e da pós-graduação, intercâmbio docente, pesquisas e publicações, entre outros. Inicialmente a cooperação abrangerá os cursos de licenciatura e também o programa de Pós-graduação em Educação. 

A Universidade de Tomsk foi fundada em 1878 e é a maior universidade clássica na parte asiática da Rússia, com qualidade reconhecida por diversos rankings internacionais. 

Fonte: UNIJUI