Com a proximidade das festividades do Carnaval, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran) através da Coordenadoria de Trânsito, orienta os foliões para atitudes conscientes e responsáveis especialmente nesse período.

 

A pedagoga da Coordenadoria de Trânsito, Camila Zambon Eickhoff, alerta para o grande número de vítimas fatais decorrentes de acidentes de trânsito, causados especialmente pela irresponsabilidade e imprudência dos condutores. Desta forma, a equipe de modo geral orienta pelas seguintes questões: 

Bebida e direção não combinam; 
Escolha o motorista da rodada ou optem por transporte coletivo ou táxi; 
Respeite a sinalização e os limites de velocidade; 
Não use o celular ou envie mensagens quando estiver dirigindo; 
Carnaval combina com alegria, não com imprudência no trânsito.

De acordo com os dados do Detran/RS, no ano de 2017 (dados até novembro), o Estado teve 1.571 mortes no trânsito, destas, 15 mortes foram em Ijuí, número bem maior se comparado ao ano anterior em que contabilizou 5 vítimas fatais. Por isso, seja prudente e lembre-se de que ao dirigir sob influência de álcool e entorpecentes, você está colocando a sua vida e a de outras pessoas em risco.

A Coordenadoria de Trânsito lembra também, que os condutores que apresentem qualquer quantidade de álcool no sangue ou que demonstrem qualquer dificuldade psicomotora poderão ser enquadrados e punidos criminalmente com valor da multa de R$ 2.934,70. O motorista ainda terá a carteira de habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses.

Portanto, seja responsável e evite acidentes. A irresponsabilidade no trânsito transforma vidas. Lembre-se sempre: se beber, não dirija.

Fonte: Prefeitura de Ijui