As vacinas serão aplicadas mediante agendamento, pois muitas destas possuem um prazo de durabilidade após aberta


 

 

Para haver um melhor aproveitamento de vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Municipal de Saúde, irá estabelecer um roteiro de aplicação das mesmas. As vacinas serão aplicadas mediante agendamento, pois muitas destas possuem um prazo de durabilidade após aberta.

 

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, enfermeira Salester Ruver, a Vacina Oral contra Poliomielite (VOP) vem em um frasco com 25 doses e o mesmo tem durabilidade de cinco dias após aberto. “Para que não haja desperdício iremos agendar em dois dias no mês, para que as crianças recebam a vacina. Visitarei as salas de vacinas, com a finalidade de estabelecer as semanas que iremos aplica-las, provavelmente será na segunda e na quarta semana de cada mês” afirma.

A enfermeira orienta que as mães devem levar seus filhos que possuem 1 ano e 3 meses para agendar a aplicação da dose. “Além da VOP, também aplicamos mais três vacinas, sendo elas: treta viral, DTP e Hepatite A”, destaca. Já as crianças de 4 anos e 11 meses recebem o segundo reforço da VOP.

O agendamento pode ser realizado em todas as salas de vacinas, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. “Nós já trabalhamos com o agendamento de outras vacinas, por exemplo, a dose da febre amarela, é aplicada nas quintas-feiras”. Salester ainda destaca que as vacinas são somente para as pessoas residentes em Ijuí.

Fonte: Prefeitura de Ijui