A qualidade de vida do colaborador, bem como a postura corporal com que trabalha, também estão relacionadas à segurança e bem-estar em seu ambiente de trabalho. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unimed Noroeste/RS atua nesse sentido, promovendo ações de prevenção, com foco na saúde do colaborador.

Na tarde desta segunda-feira, 12, os integrantes da Comissão (gestão 2017/2018) se apresentaram para os funcionários da Sede Administrativa. O grupo é formado por 12 pessoas, entre colaboradores eleitos através de voto e indicados pela cooperativa. Nesta gestão, a Cipa está sendo presidida pela colaboradora Letícia Hartmann, do setor de Hotelaria do Hospital Unimed. O técnico de Enfermagem Ramão Destefani ocupa a vice-presidência.

Em um segundo momento ocorreu a palestra “Cuidados com a postura corporal no ambiente de trabalho”, com o fisioterapeuta Felipe Mazzarolo. Que salientou a importância de observar alguma dor que surja no corpo, seja ela nas costas, lombar, de contratura ou hérnia de disco, é um sinal de alerta, de aviso de que algo não está certo, “por isso é fundamental cuidar essa dor o quanto antes possível pois ela pode acarretar em outras dores e levar a algo mais sério”.

Segundo Felipe para não sofrer desse mal no ambiente do trabalho é interessante ter uma postura correta e adequada e principalmente realizar exercícios físicos fora do experiente. “Pessoas que fazem atividades físicas duas vezes por semana em um mês já notam diferente e a diminuição de dores”, conclui o fisioterapeuta.

Fonte: UNIMED