Cuidar da alimentação é indispensável para todas as etapas de nossas vidas. Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, faz o corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções, sendo uma das melhores formas de prevenção para doenças. Este foi o assunto abordado no encontro desta quarta-feira, 4, do Grupo Operativo de Qualidade de Vida, desenvolvido pelo Departamento de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS.

O nutricionista Vitor Buss foi quem orientou os pacientes, questionando–os sobre o que é ser saudável. “Será que o que é bom para um é bom para outro? Somos diferentes e isso precisa ser levando em consideração não apenas ao ingerir medicamentos, mas também na alimentação”, destacou. Adquirir uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, vitaminas e outros minerais. “É importante verificar a qualidade dos alimentos para consumir produto bons e que não façam mal à saúde”.

Vitor reforçou muito a importância do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, observando que “por serem alimentos que foram submetidos a alterações e adições mínimas trazem um benefício maior a nossa saúde”. O nutricionista realizou também uma atividade prática, na qual produziu um bolo sem farinha branca, com farelo de aveia, frutas e sem adição de açúcar refinado. Também orientou sobre um petisco de casca de banana. Após a atividade os pacientes puderam se deliciar com as produções.

O grupo de Qualidade de Vida reúne pacientes que já são acompanhados pelo Departamento de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS e integra uma das linhas de cuidados do Programa de A

tenção Integral à Saúde, que atende o Gerenciamento de Doenças Crônicas. Em encontros mensais, a equipe

reforça a importância do autocuidado, da promoção à saúde e orienta sobre a prevenção de complicações.

Fonte: UNIMED