O passar dos anos não vem acompanhado somente dos cabelos brancos. Algumas atividade simples do dia a dia vão se tornando cada vez mais difíceis, por comandos do corpo que já não obedecem mais como antes. Algumas doenças também podem acompanhar o período, causando mudanças na rotina e na vida. Fatores que exigem cuidados especiais. A atuação da equipe de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS nesta áre, foi apresentada durante a 14ª Jornada de Estudos em Fisioterapia e 11º Seminário de Socialização dos Estudos em Fisioterapia, desenvolvido pela Unijuí. A participação dos profissionais da cooperativa ocorreu nesta quarta-feira, 11.

“O trabalho da equipe multidisciplinar na reabilitação do idoso em fragilização” foi o tema central da abordagem. A interligação das áreas foi reforçada durante a explanação, destacando a necessidade de acompanhar o aspecto global do paciente, cooperando para sua qualidade de vida como um todo. “Para que o trabalho seja assertivo, a equipe multidisciplinar faz toda a diferença”, explicou a psicóloga da Unimed Giovana Preichardt Rodrigues. O importante papel do familiar na reabilitação do idoso é outro influenciador na recuperação. Por isso, a equipe realiza um trabalho de educação, tanto dos pacientes como de seus acompanhantes e cuidadores.

O fisioterapeuta do setor de Medicina Preventiva, Marcos Andrei da Silva, apresentou assuntos específicos da área ao grupo de jovens estudantes. Para ele, é fundamental focar no que realmente o paciente precisa e ter sensibilidade durante a avaliação para perceber suas necessi

sidades. “É preciso tocar no paciente”, reforçou o profissional.

O relato da professora do Departamento de Ciências da Vida, Evelise Berlezi, evidenciou a atuação em equipe do setor de Medicina Preventiva, apontando que na fala de cada um foi possível perceber um profissional inserido na equipe multidisciplinar. Frisou que “o tempo inteiro se vê alguém: o paciente”, pela atenção integral à saúde. A coordenadora da área de Medicina 

Preventiva da Unimed, Marciléia Bortolini Buligon, agradeceu o convite para participação no evento, visto que a Unijui é uma instituição de reconhecimento, geradora de formação e opiniões. “A missão aqui foi repassar o trabalho diário que fizemos com o intuito de encantar, lembrando do nosso foco de cuidar do paciente”, acentuou.

Também participaram da atividade o nutricionista Vitor Buss, a assistente social Tatiele dos Santos Camargo e a enfermeira Dagmar Scholl Lauter. Todos atuam na área de Medicina Preventiva da Unimed. 

Fonte: UNIMED