Ao longo do primeiro semestre de 2018 representantes de diversas empresas de Panambi participam da continuidade do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ofertado em 2017. O diferencial das aulas deste ano está na prática da conversação com pessoas surdas, de modo a estimular e possibilitar o contato entre surdos e ouvintes, utilizando a Libras em diferentes situações.

Todos os encontros contam com a presença de uma pessoa surda, sendo que muitas delas atuam como colaboradoras nas empresas de onde os participantes do curso também são funcionários: Bruning, Cotripal, Fockink, Kepler Weber, Saur e Tromink.

O curso é coordenado pela docente Daniela Medeiros e conta com a colaboração da intérprete/tradutora de Libras Nicole Hack, e da voluntária e aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Franciele Fernandes Antunes. Ofertar cursos de extensão visando o atendimento de demandas da comunidade local é um dos propósitos do IFFar, que tanto incentiva a prática da inclusão como auxilia empresas locais a incorporar esse preceito em suas ações.

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi