Doze pequenos negócios selecionados integram missão empresarial do Estado ao principal evento industrial do mundo


 

 

 

 






Os pequenos negócios do Rio Grande do Sul estarão representados no principal evento internacional que reúne tecnologia industrial. A missão empresarial à Feira de Hannover 2018, que ocorre de 23 a 27 de abril, na Alemanha, terá 12 MPEs entre seus 40 integrantes. Estarão presentes ainda 11 entidades empresariais lideradas pelo Sebrae RS, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), através do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Apex-Brasil e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). 

 

Na comitiva do Estado, os integrantes selecionados via edital público do Sebrae RS terão uma agenda de visitações planejada de acordo com o perfil do grupo e deverão vivenciar as demonstrações dos principais lançamentos em inovação tecnológica, bem como conhecer tecnicamente algumas das mais importantes empresas que dominam conhecimento na chamada Indústria 4.0. 

 

De acordo com o técnico da Gerência de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae RS Fabiano Dallacorte, que acompanhará o grupo no evento, o objetivo principal da viagem está no reconhecimento daquilo que pode (e deve) ser adequado à realidade das nossas empresas. “Hannover é um universo muito complexo de inovação industrial e não se consegue resumir em poucos dias de visitações e muito menos acreditar que investimentos tão importantes possam ser feitos com decisões sem planejamento. Esse é exatamente o apoio que temos dado aos empreendedores”, comenta ele, lembrando que as empresas selecionadas têm 30% do pacote de viagem custeados pelo Sebrae RS.

 

Nas inscrições para integrar a missão empresarial, os representantes de micro e pequenas empresas se comprometeram a apresentar, dentro de cinco meses, aquilo que conseguiram aplicar em suas atividades, incluindo equipamentos ou ensinamentos sobre processos e gestão. Isso vai ocorrer durante a realização da Mercopar, em Caxias do Sul. “A orientação que pudermos dar aos empresários será sempre tentando aproximá-los ao máximo das novas e modernas tecnologias adaptadas a realidade de cada um”, reforça Dallacorte. Como exemplo, ele observa que, de nada adianta investir em um robô se os processos dentro do negócio não estiverem ajustados, com controles, sem desperdícios, etc. “A Feira de Hannover é antes de tudo uma grande concentração de informação, metodologias e experiências de sucesso”, avalia. 

 

Os focos de 2018

Conforme a organização da Feira de Hannover, o tema desta edição será Indústria Integrada, conectar e colaborar, com a apresentação de tendências, oportunidades de negócios e networking. Terão destaque questões de logística com a intralogística e o gerenciamento da cadeia de suprimentos. O México será o País parceiro e isso significa que estarão à mostra as potencialidades desse mercado. No centro de exposições da cidade alemã, o espaço será dividido em cinco feiras diferentes dentro de uma: Automação Integrada, Movimento e Direção; Indústria Digital; Energia; Fornecimento Industrial e Pesquisa & Tecnologia. Em 2017, o evento contou com 6,5 mil expositores e 225 mil visitantes.

 

Confira as micro e pequenas empresas selecionadas pelo Sebrae RS para a Feira de Hannover: 

 

Empresa Cidade

Gomasul Borrachas LTDA. Bento Gonçalves

TDS Sistema de Informação LTDA.  Bento Gonçalves

RMR Plásticos LTDA.  Caxias do Sul

DLR Automação LTDA.  Caxias do Sul

Giaco Business Company  Caxias do Sul

Teknocientifica Instrumentação Ltda. Esteio

HWSUL Instaladora Elétrica e Automação Farroupilha

JF Weber Doled  Ijuí

Tecsistel Sistemas Eletrônicos Ltda.              Novo Hamburgo

Kraft Automação Ltda. Panambi

NDS Engenharia São Leopoldo





Fonte: SEBRAE RS