O Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) participa das comemorações do Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado dia 5 de maio, com uma ação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em parceria com a comissão de higiene das mãos juntamente com o núcleo de segurança do paciente. As atividades foram durante a semana, onde representantes das comissões foram nas unidades de internação para divulgação da campanha . Em cada sensibilização eram lembrados os cinco momentos de higienização das mãos definidos pela ANVISA.             

A enfermeira do SCIH e coordenadora da comissão de higiene das mãos da instituição Andreia Sandri Cazali, acredita que a atividade “in loco” é o caminho da prevenção e controle de infecções. " A Higienização de Mãos (HM) é uma medida simples, econômica e eficaz e muito importante no controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde-IRAS e também é considerada um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro das instituições hospitalares, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde  ",  explica a enfermeira.

As visitas nas unidades lembraram de forma lúdica, os cinco momentos para a higiene das mãos no ambiente hospitalar e que podem salvar vidas. Os momentos são, antes de contato com o paciente, antes de realização de procedimento asséptico, após risco de exposição a fluídos corporais, após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

A Gerente de Enfermagem do HCI, Claudia Goergen, enfatiza a preocupação com a prevenção da infecção que deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados realizados pelos profissionais. “ A Comissão de Higienização das Mãos do Núcleo de Segurança do Paciente tem papel importante nessa prevenção e ações que reforçam o cuidado, mostram a nossa preocupação permanente de manter as unidades de internação e as áreas fechadas como UTI’s e Centro Cirúrgico, livres de infecções”, finaliza Claudia.

Fonte: HCI