A Alma da Gente (Classificação 10 anos). Este é o título do filme a ser exibido nesta quarta-feira, 16, às 14h30 no Teatro do Sesc. Entrada gratuita.  A iniciativa resulta de parceria da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) com o Sesc de Ijuí, que possibilita a exibição mensal de um filme a usuários e familiares dos serviços que prestam atendimento às pessoas em sofrimento psíquico e/ou desenvolvem atividades assistenciais e de saúde no município de Ijuí e região.

 

De acordo com a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial  (Caps Colmeia), Aurete Brum, o objetivo é ampliar as possibilidades de inserção social e de participação desses públicos em atividades culturais. “A cultura e o lazer são componentes do processo de reabilitação/ressocialização”, pontua.

A proposta, segundo a especialista, é aberta também a grupos de usuários atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades do Programa Estratégia em Saúde da Família (ESF) da rede básica, seus familiares e amigos, bem como à comunidade em geral. “Todos que desejarem se engajar nessa proposta são bem-vindos”, afirma.

Segundo Aurete, os filmes serão exibidos sempre às quartas-feiras, uma vez ao mês, com datas divulgadas antecipadamente para mobilizar os públicos. A primeira exibição, dentro dessa proposta de trabalho, ocorreu no dia 25 de abril, quando foi apresentado o filme O menino da porteira.

A proposta do Projeto de Reabilitação Psicossocial, segundo a coordenadora do Caps Colmeia, assistente social Daiana Souza de Quadros, está em construção na Raps de Ijuí. “A proposta de trabalho por meio desse projeto está centrada em três eixos: cultura e lazer, geração de renda e inserção no mercado de trabalho”, observa.

Fonte: Prefeitura de Ijui