A Coordenação do Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira,14,  os últimos números da Campanha de vacinação contra gripe que está acontecendo no município desde o dia 23 de abril último. O balanço inclui os números da vacinação deste sábado, Dia “D” de vacinação, realizado com o  com o objetivo de aumentar significativamente o índice de cobertura vacinal.

 

De acordo com a enfermeira responsável, Salester Ruver,  a procura pelas postos de vacinação não atingiu a expectativa. “O tempo colaborou, o dia foi de sol e temperatura amena, mesmo assim nos diferentes pontos de vacina, colocados à disposição da comunidade, não tivemos uma procura significativa”, disse.

A expectativa, de acordo com Salester,  é de que nos próximos dias, já que a campanha se encaminha para o final, as pessoas se mobilizem e procurem as salas de vacina para receber a dose. 

Os dados gerais da vacinação feita até aqui, segundo Salester, são os seguintes: 12.172 doses aplicadas para uma população de 21.240 pessoas a serem vacinadas. Esses números correspondem a uma cobertura vacinal de algo em torno de 60,39%. Salester lembra que os índices de cobertura vacinal tidos como aceitáveis pelo Ministério da Saúde giram em torno de 90% para cada grupo prioritário. Por isso, segundo a coordenadora,  Ijuí deverá fazer, nos próximos dias novo esforço, no sentido de melhorar essa cobertura.

Ainda de acordo com Salester, o grupo prioritário que apresentou o melhor desempenho foi o de professores do Ensino Básico e Superior. Dos 1.791 profissionais a serem vacinados, 654 receberam a dose, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 82,68%. Já entre a população de idosos, 7.726 receberam a dose da vacina, correspondendo a uma cobertura vacinal de 66,83%, para um universo de 11.561 pessoas a serem vacinadas. 

No grupo prioritário de puérperas,  a cobertura vacinal chegou a 76,51%, ou seja 114 doses aplicadas, para uma população-alvo de 149 pessoas.  Entre as gestantes, cujo público-alvo estimado era de 708,  foram aplicadas 431 doses, o que equivale a 47,47% de cobertura vacinal. 

Entre os trabalhadores na área da saúde, 2.143 receberam a doses da vacina, para um universo estimado em 3.315 pessoas a serem vacinadas.  Isso corresponde a uma cobertura de 64,65%, segundo Salester. Por fim, a coordenadora observa que o grupo de crianças,  que compreende crianças indígenas e não indígenas de 6 meses a 4 anos de idade, a cobertura vacinal alcança apenas 38,91% ou seja, das 4.516 crianças a serem imunizadas, apenas 1.757 receberam a dose da vacina. "Dos grupos prioritários, a maior preocupação é com o das crianças,  cuja cobertura está muito aquém do esperado", reitera Salester. 

A coordenadora aproveita para convocar os pais no sentido de que não deixem para a última hora. "Pais ou responsável devem levar a criança para receber a dose da vacina", orienta. 

 

Fonte: Prefeitura de Ijui