O mundo está na palma da mão. Do celular, as pessoas acompanham as notícias, compram e vendem produtos e se capacitam. Os cursos online são uma realidade crescente entre as micro e pequenas empresas. Prova disso é que o Sebrae RS projeta uma expansão de mais de 80% de acessos em suas soluções digitais este ano, alcançando 85 mil pessoas. Para conhecer as opções disponíveis, acesse https://goo.gl/5gYzSL.

A coordenadora do Projeto de Educação a Distância do Sebrae RS, Marie Fabre, percebe essa transformação e investe em produtos e serviços para atender as diferentes demandas dos empreendedores. “Em 2016, 11 mil empresas acessaram nossos cursos online. No ano passado, foram 48 mil e a expansão continua”, informa.

Para manter esse interesse dos empreendedores, o Sebrae RS está ampliando o número de soluções em meio digital. São cursos, palestras online, web séries e até o primeiro curso via Whatsapp, recentemente oferecido pela organização. “A capacitação foi voltada para o uso do próprio Whatsapp pelas empresas e foi um sucesso. Foram 30 vagas disponíveis e mais 800 pessoas interessadas”, impressiona-se. No início de maio, a Semana do MEI também mostrou a força do digital ao disponibilizar, pela primeira vez, uma programação intensa de atividades exclusivamente pela internet.

O técnico em informática Daniel Aires da Rosa, de Canoas, é um exemplo desse novo perfil. Ele fez sete cursos online do Sebrae RS e já está pensando em outras formações para participar. “Eu trabalho como autônomo, na manutenção, instalação e montagem de computadores. As soluções serviram para eu entender mais como controlar o caixa e a não misturar os gastos de trabalho com os pessoais”, relata.

Também no campo, as capacitações digitais estão conquistando os empreendedores. Para Magno Rangel Pavezi, de Francisco Westphalen, os cursos do Sebrae RS representam passos em direção ao seu sonho e de sua esposa. Ele, mecânico de máquinas agrícolas. Ela, professora de séries iniciais. Os dois têm um projeto de morar em uma propriedade em Vicente Dutra e ter mais qualidade de vida e saúde. Para começar a transformar esse plano em realidade, Pavezi fez os cursos de “Boas práticas como diferencial na gestão de propriedades rurais”, “Liderança Criativa” e “Como ter ideias criativas e inovar na prática?”. “É preciso investir no interior. Estou pesquisando para implantar um aviário moderno e fornecer para uma grande empresa da região”, revela.

 





Fonte: SEBRAERS